Sistemas de Energia do Corpo

Publicado: 25 de julho de 2014 em Fitness e Treino
Tags:, , ,

Não é nenhuma novidade que o nossos corpos se movimentam por diferentes tipos de abastecimento – sistemas de energia.

Dentre esses sistemas há 3 principais: o Sistema Aeróbico, o Sistema Anaeróbico e o Sistema Fosfocreatina.

Eles trabalham de forma parecida, mas o fator determinante para diferenciar é a intensidade e a duração da atividade.

 

– Aeróbico:

Quando você se exercita de modo constante e rítmico por um período mínimo de 30 minuto, mantendo a frequência cardíaca em cerca de 60% a 80% de seu máximo. A atividade aeróbica é de longa duração mas de baixa intensidade. Ex: Ciclismo.

ciclismo

– Anaeróbico:

Durante atividades de curta duração e alta intensidade, nas quais a demanda do corpo por oxigênio excede a quantidade disponível. O exercício anaeróbico depende de fontes de energia armazenadas nos músculos na forma de glicogênio e, ao contrário do exercício aeróbico, não é dependente do oxigênio do ar (respiração). Ex: Boxe.

boxe-historia-mike-tyson

– Explosivo:

Atividades anaeróbicas muito explosivos, como halterofilismo, lançamento de peso e corridas de velocidade com duração de até 10 segundos, são abastecidas pelo sistema de fosfocreatina, uma substância armazenada no músculo e clivada por uma reação química com o propósito de liberar energia para facilitar a atividade de intensidade muito alta. Ex: Levantamento Olímpico.

5826_us_olympic_weightlifting_trials

Não importa a atividade basta ter foco e empenho naquilo que for fazer. Não desista e nunca deixe que te digam que não é possível.

 

Por Believe4Real.

 

 

Fonte: Guia Treinamento de Força 

 

Veja  também: http://wp.me/p428Du-7v

Deixe um comentário