Projeto Fitness – TREINO SixPack

Todos sabem o quanto é importante a prática de exercícios físicos, ainda mais num plano como esse.

Mas por que que é tão importante assim praticar exercícios? E qual a relação entre treino, dieta e descanso?

Partindo do preceito de que o corpo humano é como um carro, que precisa de combustível (alimentação) para se locomover, manutenção (descanso) para não dar nenhuma zica no caminho, dando assim ao carro (ser humano) um rendimento de alta performance (treino) no dia a dia, conclui-se a importância dos 3 pilares da musculação (qualidade de vida).

No Projeto Fitness os exercícios tem um papel importante na queima de gordura, pois como dito antes, o corpo humano é como um carro, e a alimentação vai te dar energia para realizar o treino. Lembre-se que no corpo humano toda forma manifestada de energia vem da gordura, mas não é uma afirmativa totalmente correta, pois os músculos também servem como combustível – é o que chamamos de catabolismo (http://wp.me/P428Du-8V), quando o os músculos são utilizados como combustível e você perde massa magra. Mas por que isso? Simples. Quando praticamos exercícios, o nosso corpo vai buscar alguma fonte de energia para queimar e gerar o combustível nos fornecendo energia. Os músculos são mais pesados, providenciam mais energia do que a gordura, entretanto não queremos que isso aconteça. PERDER gordura é o que queremos, e para que isso seja concretizado, a pratica de exercícios é fundamental.

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Não pense que somente atividades aeróbicas irão limar a gordura do seu corpo, pois o seu corpo para de queimar gordura no momento onde você para a atividade aeróbica (http://wp.me/P428Du-8X). Porém, para que seu corpo continue trabalhando e queimando gordura, é importante incorporar exercícios que trabalhem o corpo todo, pois quando você não estiver se exercitando, o seu corpo vai continuar a queimar gordura. Isso é possível porque o corpo inteiro estará em constante trabalho por estar em movimento durante o dia.

Bom, agora vou revelar os exercícios usados durante o projeto fitness, que tiveram como base a filosofia dos treinos curtos do SixPackShortcuts, criado pelo revolucionário Mike Chang.

Primeiro exercício realizado é o Mountain Climber – Nesse exercício você trabalha o corpo todo, com ênfase no abdômen.

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Posição inicial de flexão, braços estendidos e pernas ligeiramente afastadas. Depois eleve o joelho para frente, sem sair da posição de flexão (corpo sempre alinhado, abdômen contraído) e retorne para a posição inicial. Repita esse movimento com o outro joelho, alternando como se tivesse “escalando uma montanha”. Faça isso 15 vezes de cada lado.

Segundo exercício realizado é o Push Up Squats (Provavelmente o mais difícil de ser realizado). Mais uma vez os músculos do corpo todo são recrutados, esse movimento exige bastante das pernas e braços.

Projeto Fitness - push up squats-483x300

Posição inicial de flexão, braços estendidos e pernas juntas. Realize uma flexão para pegar impulso, depois dobre os dois joelhos como se fosse levantar (conforme a figura ‘B” ao lado) e levanta. Ao levantar-se de um salto e estenda os braços para cima e retorne na posição inicial de flexão. Difícil né? É um movimento só, fez a flexão, prepare-se para levantar, salte e erga os braços e caia de novo na flexão. Repita esse movimento 10 vezes.

Terceiro exercício realizado é Bike Abs ou Bicicleta – Como você estará muito cansado do exercício anterior, este foi feito justamente para você descansar, não muito. Ênfase total no abdômen.

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Posição inicial de abdominal. Eleve os joelhos e alterne o cotovelo direito com o joelho esquerdo e depois o cotovelo esquerdo com o joelho direito. Tire só um pouco o tronco do chão para forçar o abdômen superior. Esse abdominal trabalha todos os grupos abdominais. Faça 15 vezes de cada lado.

Quarto exercício realizado é o Squat (famoso agachamento) – Esse é para trabalhar bem a musculatura da perna: Quadríceps, glúteos, panturrilha e até o abdômen.

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Posição inicial em pé, pernas alinhadas com os ombros, sempre mantendo a postura das costas reta. Como mostra a figura acima, estenda os braços para manter o equilíbrio e agache sem forçar o joelho para frente, tente agachar jogando os glúteos para trás, como se fosse sentar numa cadeira (ultrapasse o ângulo de 90º como se fosse encostar o lombo no calcanhar). Repita esse movimento 10 vezes.

Quinto e ultimo exercício realizado, é a  Prancha – O corpo todo é recrutado, a ênfase está no abdômen e no core (centro de gravidade abdominal que se estende do umbigo até a lombar).

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Posição inicial de semi-flexão, pernas juntas porém os braços não ficam estendidos, você usará o antebraço como apoio. Corpo alinhado, antebraços retos, cabeça alinhada olhando para baixo. A primeira imagem da figura mostra o exercício antes de ser realizado, note que o abdômen não está contraído e o corpo não está alinhado. Na segunda imagem o abdômen encontra-se contraído, costas, troncos, glúteos alinhados a cervical sempre olhando para baixo. Segure nessa posição por 30 segundos.

Esses 5 exercícios são realizados na forma de circuito, ou seja, não há descanso entre eles somente no termino do ultimo exercício realizado. Faça esse circuito 3 vezes, repita do 1 ao 5 sem descanso, quando fizer isso estará valendo como 1 circuito ou 1 série. Entre as séries descanse de 30 à 45 segundos somente. Parece muita coisa mas o treino não leva mais de 20 minutos.

Você pode querer fraquejar, pode querer desistir, mas se deixar o medo te dominar você estará fracassando com você mesmo, lembre-se que a mente é poderosa, você pode romper a barreira do impossível se tiver PERSEVERANÇA. Nada na vida é fácil, mas se você conseguir realizar essa rotina, algo grandioso estará acontecendo, porque nesse dia você deixou de ser aquela pessoa que desistia no primeiro sinal de dificuldade, hoje você é que dita as regras, você manda no seu corpo, ele só vai fraquejar SE você permitir! Não permita, você é o chefe, você dá as ordens! Nada é impossível até você descobrir que essa palavra foi criada para os perdedores, porque NÃO existe! ACREDITE em você, eu ACREDITO em você! Belive4Real.

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